metropoles.com

Teratoma: saiba sintomas e sinais do tumor que pode ter unhas e dentes

Gerado antes do nascimento, o tumor é formado por diferentes tipos de tecido. Na maioria dos casos, são benignos

atualizado

Compartilhar notícia

Unsplash/Reprodução
Foto colorida de um exame histológico de câncer - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de um exame histológico de câncer - Metrópoles - Foto: Unsplash/Reprodução

Você sabia que um tumor pode ter unhas e dentes? É raro, mas um tipo de câncer conhecido como teratoma pode desenvolver o problema bizarro. O tumor é formado a partir de células germinativas que dão origem aos óvulos e espermatozoides. Por ser constituído de células-tronco totipotentes, que são capazes de se transformar em qualquer tipo de tecido, o tumor pode apresentar unhas, dentes, fios de cabelo e até dedos.

Ele é considerado um tumor congênito, ou seja, é gerado antes do nascimento do paciente. O teratoma costuma aparecer nos ovários e testículos e, na maior parte dos casos, se manifesta apenas quando o paciente atinge a idade adulta. Geralmente, o tumor não se espalha pelo corpo e é considerado benigno, bastando uma cirurgia para remoção.

Causas e tipos

Um estudo de caso conduzido por médicos brasileiros indica que as causas do teratoma são difíceis de serem rastreadas. Mesmo que apareça primeiramente nas gônadas (ovários e testículos), o tumor pode acometer outras regiões do corpo.

O teratoma é classificado em três tipos. O primeiro, conhecido como maduro ou cisto dermoide, corresponde a 95% dos casos e é benigno. O segundo, considerado maligno, acomete cerca de 0,5% a 2% das pessoas com o tumor. O terceiro, também raro, é um teratoma altamente específico e é composto por um único tipo de tecido, como o da tireoide.

0

Sintomas

A taxa de crescimento do teratoma é lenta, de apenas dois milímetros por ano. Por isso, na maioria das vezes, ele é diagnosticado antes que sua presença desencadeie qualquer sintoma no paciente. Porém, quanto maior o tumor fica, maiores os riscos de complicações, como torção do ovário ou ruptura do cisto. Confira os principais sinais causados pelo teratoma:

  • Dores abdominais;
  • Sangramento uterino anormal;
  • Massa palpável na região pélvica;
  • Distúrbios gastrointestinais e na bexiga;
  • Dor nas costas.

Diagnóstico

O teratoma é descoberto por meio de exames de imagem, como a ultrassonografia. No entanto, casos um pouco mais difíceis de serem diagnosticados demandam tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Depois de ser identificado pelo exame, é feita uma biópsia para determinar se o tumor é maligno ou benigno.

O tratamento é feito por remoção cirúrgica do tumor. Quando o teratoma é maligno e em um grau mais agressivo, é indicado que o paciente passe por quimioterapia.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?