metropoles.com

Dieta mediterrânea ajuda no tratamento de câncer de pele, diz estudo

O regime alimentar é considerado um dos mais saudáveis do mundo, sua base são alimentos frescos, peixes e oleaginosas

atualizado

Compartilhar notícia

Foto colorida de alimentos que compõe a dieta mediterrânea - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de alimentos que compõe a dieta mediterrânea - Metrópoles - Foto: null

A dieta mediterrânea é considerada como uma das melhores opções alimentares para a saúde, tanto pela fácil adesão – pois quase não há restrições – quanto pelos benefícios no combate à diabetes, demência e depressão. Agora, uma pesquisa publicada na revista científica The Lancet, mostra que ela também auxilia no tratamento do câncer de pele.

“Nosso estudo sugere a importância de estratégias alimentares integradas ao tratamento medicamentoso para a melhora dos resultados e da sobrevida dos pacientes”, afirmou Laura Bolte, autora principal e pesquisadora da University Medical Center Groningen, nos Países Baixos.

A pesquisa acompanhou 87 pacientes com câncer melanoma avançado, o tipo mais grave da doença. Os pesquisadores estabeleceram marcadores inflamatórias para acompanhar a reação dos pacientes ao cardápio que recebiam. O grupo que seguiu a dieta mediterrânea respondeu melhor aos medicamentos e apresentou menor progressão da doença nas 12 semanas seguintes.

0

 

A pesquisa também indicou que a ingestão de cereais e legumes diminuiu a probabilidade de os pacientes sofrerem os efeitos colaterais do tratamento, como a inflamação do cólon. Enquanto isso, pessoas que consumiam carnes vermelhas e processadas apresentaram mais efeitos adversos.

No momento, o grupo de pesquisa coordenado por Laura Bolte investiga os efeitos da dieta cetogênica e da suplementação com ômega-3 em pacientes que apresentam tumores no sistema digestivo.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?