metropoles.com

Jogadores de tênis idosos têm resposta muscular semelhante a jovens

Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica do Paraná avaliou resposta muscular dos praticantes do esporte para comprovar benefícios

atualizado

Compartilhar notícia

GettyImages
Imagem colorida de idoso jogando tênis em dia ensolarado - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de idoso jogando tênis em dia ensolarado - Metrópoles - Foto: GettyImages

Um estudo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) comprova que o tênis é um esporte excelente para pessoas mais velhas. Entre outras vantagens, a atividade física com a raquete e bola trabalha o equilíbrio e, portanto, colabora na prevenção contra quedas.

Publicada na revista Journal of Science in Sport and Exercise, a pesquisa comparou um grupo de pessoas com mais de 65 anos, que jogava tênis semanalmente há pelo menos um ano, com jovens por volta dos 20 anos sem considerar o estilo de vida deles.

“Os jogadores de tênis mais velhos apresentaram uma performance de velocidade e resposta muscular semelhante aos jovens. Os idosos desenvolveram postura e mecanismo de defesas para lidar com quedas e mudanças de direção bruscas”, aponta o estudo.

0

 

Durante o experimento, os cientistas mediram o tempo de reação da musculatura da perna dos participantes a uma situação de desequilíbrio. A ativação elétrica dos músculos foi acompanhada por um exame chamado de eletromiografia.

Tênis promove adaptação

Para avaliar a rapidez da resposta muscular, os cientistas estabeleceram o marco de 200 milissegundos. Agir com reflexo significa que o sistema nervoso consegue ser ativado automaticamente, sem a necessidade de mandar um controle ao cérebro. Depois dos 200 milissegundos, considera-se que a pessoa precisou pensar para dar o comando de reação.

No caso dos tenistas na terceira idade, assim como nos jovens, o tempo de reação da musculatura ao estímulo do teste foi inferior ao ou igual a 200 milissegundos.

Além disso, enquanto os jovens reagem apenas quando perdem o equilíbrio, os idosos ativam os músculos com mais força antes de perderem o equilíbrio. Os pesquisadores entenderam essa diferença como um mecanismo de adaptação desenvolvido pelos idosos para manter o equilíbrio.

“A prática do tênis exige muito deslocamento de força e mudança de direção, o que trabalha o equilíbrio, o tempo de reação e mantém ativa a musculatura do atleta”, explica o pesquisador Eduardo Mendonça Scheeren, responsável pelo estudo. Ele acrescenta que, por isso, a prática do tênis pode aumentar a expectativa de vida.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?