metropoles.com

Tele-UTI: médicos do SUS ganham ferramenta contra o coronavírus

O serviço faz uma ponte entre médicos de todo o Brasil para troca de informações sobre o tratamento de pacientes da Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Médicos profissional de saúde equipado com máscara (sem rosto visível)
1 de 1 Médicos profissional de saúde equipado com máscara (sem rosto visível) - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Os hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o país que possuem leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) para pacientes com Covid-19 ganharam na última semana o sistema de Tele-UTI.

A estratégia do Ministério da Saúde é manter uma linha direta entre os médicos para tirar dúvidas sobre os protocolos de atendimento em pacientes graves e debater a condução dos casos e o uso de medicamentos. O número está sendo divulgado apenas entre os médicos.

De acordo com a pasta, os profissionais terão uma linha telefônica para ser acessada 24 horas – os médicos também poderão fazer consultas por meio de videoconferências com as equipes dos hospitais de excelência.

O Tele-UTI também facilitará o monitoramento do tempo médio de permanência dos pacientes nas unidades e a taxa de ocupação dos leitos, possibilitando aumentar o giro e ampliar o acesso de outros infectados a um leito na UTI.

Alguns hospitais indicados pelo ministério também terão a videochamada como aliada nos atendimentos de médico para médico, disponível duas horas por dia para discussão da conduta clínica e análise de pacientes internados nos leitos de UTI, em atendimento específico à Covid-19.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?