metropoles.com

Técnica de relaxamento muscular melhora qualidade do sono, diz estudo

Dez minutos de contração e relaxamento dos músculos oferece benefícios superiores à escutar música clássica antes de dormir

atualizado

Compartilhar notícia

Pexels
Mulher dormindo com um celular - Metrópoles
1 de 1 Mulher dormindo com um celular - Metrópoles - Foto: Pexels

Um estudo feito por pesquisadores de três universidades dos Estados Unidos mostra evidências de que o relaxamento muscular progressivo (PMR, na sigla em inglês), uma técnica de contração e relaxamento dos músculos do corpo, leva as pessoas a um sono mais profundo e restaurador.

De acordo com a pesquisa publicada no Journal of Sleep Research por cientistas das universidades da Califórnia, de Irvine e de Princeton, a técnica é mais eficaz do que escutar músicas relaxantes antes de dormir.

O relaxamento muscular progressivo é usado frequentemente para o alívio da ansiedade e de dores musculares. Os praticantes focam a atenção em músculos específicos para sentir os estados de relaxamento e de contração muscular.

Os pesquisadores analisaram o sono de 50 pessoas durante um cochilo à tarde. Metade delas seguiu as instruções de uma vídeo de dez minutos de PMR e os outros 25 participantes ouviram dez minutos de música clássica.

0

Cada um dos grupos demonstrou diferentes padrões de ritmo cerebral durante o sono. Os que seguiram a técnica de contração dos grandes grupos musculares antes de dormir conseguiram atingir maior atividade do ritmo cerebral do sono do lado direito desde o início, o que é esperado de pessoas mais descansadas.

Eles atingiram um sono 125% mais profundo e um padrão de sono melhor do que as pessoas que ouviam música relaxante antes de dormir.

“O PMR pode fornecer benefícios de restauração pré-sono que ocorrem normalmente durante a noite e possivelmente permitir que o descanso concentre seu apoio em outras funções, beneficiando a saúde geral e cognição, como formação de memória ou saúde emocional”, explicou a principal autora do estudo, Katharine Simon, ao jornal Daily Mail.

A pesquisadora demonstrou entusiasmo com a possibilidade de uma técnica simples, que pode ser feita em casa a partir de vídeos com tutoriais, ser capaz de levar tantos benefícios às pessoas com dificuldade para dormir.

“Existem inúmeros roteiros gratuitos online. As pessoas podem assistir a vídeos ou ouvir versões em áudio, todos irão guiá-lo através das etapas de tensionar músculos específicos em seu corpo. Fechar os punhos e apertá-los com força por 10 segundos e depois soltá-los faz com que o músculo fique mais relaxado do que antes da tensão inicial”, afirmou Simon.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?