metropoles.com

Suplemento para musculação pode evitar demência, sugere estudo

O HMB, usado para ganho de massa muscular, se mostrou benéfico para prevenir a demência em testes com camundongos

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Foto mostra dois dosadores de suplemento em pó dispostos ao redor de halteres - HMB
1 de 1 Foto mostra dois dosadores de suplemento em pó dispostos ao redor de halteres - HMB - Foto: Getty Images

A velha máxima “corpo são, mente sã” foi reforçada por uma nova descoberta da ciência. Um suplemento para ganho de massa muscular, o HMB (beta-hidroxi beta-metilbutirato) se mostrou eficaz na prevenção contra a demência em estudos com camundongos.

O suplemento foi capaz de prevenir o declínio cognitivo segundo pesquisa de neurologistas da Universidade de Rush, nos Estados Unidos. Publicada no Cell Reports em 11 de julho, a investigação mostrou que o uso do HMB evitou o aparecimento de placas de proteínas características do Alzheimer no cérebro de ratos.

“Nosso estudo descobriu que, após o consumo oral, o HMB entra no cérebro para aumentar proteínas benéficas, restaurar conexões neuronais e melhorar a memória e o aprendizado em camundongos com patologia semelhante ao Alzheimer, com placas e emaranhados”, afirmou o neurologista Kalipada Pahan, um dos autores do estudo ao site da universidade.

O acúmulo de proteínas beta-amilóide e tau em regiões do cérebro está associado ao aparecimento de doenças neurodegenerativas. Segundo os cientistas, o uso de HMB melhorou a capacidade de aprendizado e a memória espacial dos camundongos, o que pode indicar benefícios do uso não apenas para a prevenção da demência, mas também para a melhoria da memória.

Ilustração feita pelos pesquisadores da Universidade de Londres mostra a proteína tau, causadora do Alzheimer - Metrópoles
Ilustração feita pelos pesquisadores da Universidade de Londres mostra a proteína tau, causadora do Alzheimer

“Se os resultados obtidos nos camundongos com HMB forem replicados em pacientes com doença de Alzheimer, isso abrirá um caminho promissor para o tratamento dessa devastadora doença neurodegenerativa. Esta pode ser uma das abordagens mais seguras e fáceis para interromper a progressão da doença e proteger a memória em pacientes com doença de Alzheimer”, diz Pahan.

O que é o HMB?

Os fisiculturistas usam o HMB rotineiramente por sua capacidade de induzir a formação de músculos. Segundo os neurologistas, o HMB é considerado seguro mesmo após uso prolongado e não efeitos colaterais conhecidos.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações