metropoles.com

Suco de ora-pro-nóbis com limão: conheça os benefícios da mistura

A ora-pro-nóbis é uma planta comestível rica em nutrientes. Sua combinação com o limão torna o consumo ainda mais saudável

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Pessoa segura bandeja com seis copos de suco verde
1 de 1 Pessoa segura bandeja com seis copos de suco verde - Foto: Getty Images

A ora-pro-nóbis (OPN) oferece diversos benefícios à saúde, como o combate à anemia, controle de peso e prevenção do envelhecimento precoce. Uma das opções para incluir a planta na dieta é por meio de sucos. Para trazer ainda mais benefícios, uma dica é acrescentar o limão que, além de tornar o sabor mais agradável, acrescenta mais nutrientes à mistura.

A ora-pro-nóbis é uma planta alimentícia não convencional (Panc) rica em proteínas, fibras, ferro, cálcio, vitaminas A, C e do complexo B, nutrientes com propriedades antioxidantes, laxantes e hipoglicemiantes.

“Sendo assim, torna-se grande aliada para o funcionamento do intestino, prevenção de anemia, diminuição de colesterol e, se bem encaixada dentro de um plano alimentar e exercícios físicos, perda de peso”, destaca a nutricionista Nara Oliveira, da clínica Tivolly, em Brasília.

O limão, por sua vez, é uma fruta cítrica rica em vitamina C e fibras solúveis que ajudam a diminuir o apetite e regular o intestino. A vitamina C atua como um poderoso antioxidante natural e ajuda a melhorar o sistema imunológico, prevenindo doenças como a gripe e os resfriados, além de conter componentes antioxidantes, como polifenóis, limonoides e ácido cafeico.

Confira como fazer a receita:

Ora-Pro-Nóbis
A OPN é de simples cultivo

Suco de ora-pro-nóbis com limão

Ingredientes
Folhas de ora-pro-nóbis;
2 xícaras de água;
1 xícara de suco de limão

Modo de preparo
Lave as folhas de ora-pro-nóbis em água corrente. Caso elas tenham espinhos, retire-os cuidadosamente com uma faca ou tesoura de cozinha.

Cozinhe as folhas em água por cerca de dois minutos para amolecê-las e reduzir o teor de oxalato. Embora a substância seja naturalmente eliminada na urina, o consumo em excesso pode favorecer a formação de pedras nos rins em pessoas que têm maior tendência.

Após o cozimento, esprema as folhas para extrair o máximo de líquido possível. Coloque-as no liquidificador, adicione a água, o suco de limão e bata. O suco pode ser coado ou consumido logo em seguida, com todas as fibras. Se for adoçar, escolha opções mais saudáveis, como mel e açúcar de coco, por exemplo.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?