Sua máscara funciona contra a Covid-19? Aprenda a fazer um teste caseiro

Cientista americano Bill Nye ensina maneira fácil de descobrir se o ar está passando pelo tecido

atualizado 13/08/2020 16:44

Máscara N95Xinzheng/GettyImages

As máscaras já se tornaram parte da rotina da maioria dos brasileiros. Para evitar a contaminação pelo coronavírus, várias cidades até adotaram multas para penalizar quem ainda resiste ao uso do item de proteção pessoal. Como a indicação é deixar as máscaras cirúrgicas para os profissionais de saúde, os modelos caseiros ganharam as ruas.

Porém, há várias maneiras e vários tecidos que podem ser usados para fabricar a proteção. A dúvida que surge é como saber se eles, de fato, funcionam? O cientista americano Bill Nye, conhecido como The Science Guy (o “cara” da ciência), sugere um teste simples que pode ser feito em casa para avaliar a troca de ar.

Segundo ele, se o usuário consegue apagar uma vela enquanto usa a máscara, é sinal de que o item não está evitando o escape de ar e nem a recepção, o que permite que as partículas com coronavírus sejam inaladas.

 

Ver essa foto no Instagram

 

credit @billnye #thescienceguy #covid19 #amatteroflifeanddeath #considerthefollowing

Uma publicação compartilhada por YouKnowNothing45 (@youknownothing45) em

A recomendação da OMS é que o item seja composto por, pelo menos, três camadas, a depender do tecido utilizado.

“Os tecidos quando dobrados em duas camadas, proporcionam uma eficiência de filtração até cinco vezes maior em comparação com uma única camada do mesmo pano e essa eficiência aumenta de duas para sete vezes se for dobrado em quatro”, diz a entidade. A máscara deve ser confortável e cobrir nariz, boca, bochechas e queixo.

0

Mais lidas
Últimas notícias