metropoles.com

Sinusite atinge uma a cada oito pessoas no mundo. Conheça os sintomas

As temperaturas mais baixas e a queda no índice de umidade do ar no outono contribuem com o aumento da proliferação de doenças respiratórias

atualizado

Compartilhar notícia

dragana991/istock
Imagem colorida de mulher com uma mão cobrindo o nariz e a outra, do lado da testa - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de mulher com uma mão cobrindo o nariz e a outra, do lado da testa - Metrópoles - Foto: dragana991/istock

Com a chegada do outono no Brasil, o calor e o tempo ensolarado começam a se misturar com o clima mais frio e dias chuvosos. As mudanças bruscas de temperatura favorecem o aumento de casos de sinusite, doença que atinge uma a cada oito pessoas em todo o mundo, segundo a Academia Americana de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço (AAO-HNSF).

“Por conta de temperaturas mais baixas, queda no índice de umidade do ar e maior concentração de poluentes na atmosfera nesse período do ano, ocorre o aumento da proliferação de doenças respiratórias. Não só a sinusite, mas também a rinite e a rinossinusite são mais comuns nessas épocas do ano”, explica a otorrinolaringologista Priscila Espínola, do Hospital de Olhos Santa Luzia, integrante da rede Vision One.

A sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face – região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, olhos e maçãs do rosto. Alterações anatômicas ou casos de alergia ou infecção podem facilitar o aparecimento de germes na região, o que predispõe à sinusite.

Pacientes com sinusite normalmente apresentam sintomas como congestão nasal, dor de cabeça, febre, secreção, perda de apetite, dores de garganta, entre outros. Ainda segundo a AAO-HNSF, a doença é a quinta causa mais frequente do uso de antibióticos.

Para ler mais, acesse o portal Diário de Pernambuco, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?