Sintoma inicial de coronavírus em crianças pode ser digestivo, diz artigo

Médicos do Departamento de Pediatria do Hospital Tongji, em Wuhan, estudaram a doença em crianças com idade entre 2 meses e 5 anos

atualizado 14/05/2020 12:07

Mãe cuidando da filha resfriadad76 masahiro ikeda/GETTYIMAGES

Diarreia, vômito, dor abdominal e falta de apetite. Esses foram os sintomas que médicos do Departamento de Pediatria do Hospital Tongji, em Wuhan, associaram à Covid-19 em cinco crianças internadas na cidade com a doença.

Apesar de não apresentarem os sintomas respiratórios mais comuns à doença, como tosse ou dor de garganta, tomografias computadorizadas mostraram que elas estavam com os pulmões infectados por um vírus e testes PCR comprovaram o diagnóstico.

Com base nos casos das cinco crianças com idade entre 2 meses e 5 anos, hospitalizadas entre 23 de janeiro e 20 de fevereiro, em Wuhan, os médicos publicaram nessa terça-feira (12/05) um artigo no site especializado Frontiers in Pediatrics, com revisão de pares.

O artigo faz um alerta para os sintomas que as crianças desenvolvem, muitas vezes leves, e mostra que o coronavírus pode infectar também o sistema digestivo delas.

Os pesquisadores lembram que quatro das cinco crianças apresentavam outros problemas de saúde, como apendicite e hemorragias, no momento em que deram entrada no hospital.

“Estas crianças foram levadas à emergência por outros problemas, como pedra no rim e lesão na cabeça. Ao dar entrada no hospital, ou pouco depois, todas tiveram pneumonia diagnosticada por tomografia e depois a confirmação para Covid-19”, explicou o médico Wenbin Li, líder do trabalho. (Com informações da BBC News)

0

 

Últimas notícias