metropoles.com

Covid-19: mais da metade dos infectados pega doença de alguém sem sintomas

Pesquisa irlandesa observou que a contaminação ocorre, em média, 3 dias antes do início dos sintomas e 2 após os primeiros sinais da doença

atualizado

Compartilhar notícia

Free To Use Sounds/Unsplash
homem de máscara em ponto de ônibus
1 de 1 homem de máscara em ponto de ônibus - Foto: Free To Use Sounds/Unsplash

Cientistas da University College Dublin, na Irlanda, analisaram a transmissão do novo coronavírus e concluíram que, aproximadamente 56,1% dos casos acontecem a partir de pacientes que ainda não apresentavam nenhum sintoma da Covid-19, no chamado período pré-sintomático.

A conclusão, publicado no site MedRxiv, veio após a análise de 17 estudos realizados com grupos de pacientes de Wuhan, Hong Kong, Cingapura e Itália.

Os pesquisadores observaram que o período médio de incubação do vírus – tempo entre a contaminação e o início dos sintomas – é de 5,8 dias. Nesse prazo, mesmo sem os primeiros sintomas, já é possível transmiti-lo para terceiros.

A explicação é que a janela de contaminação mais comum ocorre entre o terceiro dia antes do início dos sintomas e dois após os primeiros sinais da doença. A partir desses dados, os cientistas estimaram quantas pessoas podem ter sido infectadas por esse meio.

0

 

Ao jornal The Sun, a equipe disse que essa transmissão sozinha pode causar a propagação incontrolável do vírus e sustentar uma epidemia própria. Os pesquisadores defendem a realização de testes em larga escala para a identificação de novos casos e a adoção de medidas eficientes de quarentena.

0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações