metropoles.com

Sinais de que você pode ter endometriose como a cantora Anitta

O desabafo da cantora chamou atenção para a falta de diagnóstico e tratamento de um problema da saúde feminina bastante comum

atualizado

Compartilhar notícia

Shein/Divulgação
Mulher branca em editorial com roupas de malha
1 de 1 Mulher branca em editorial com roupas de malha - Foto: Shein/Divulgação

Desde que Anitta anunciou ter endometriose, muitas mulheres passaram a se perguntar se esse também não é o problema que as afeta a cada menstruação, provocando cólicas intensas, cansaço excessivo e inchaço no abdômen.

A ginecologista Márcia Mendonça Carneiro, diretora científica da Clínica Origen e professora associada da Faculdade de Medicina da UFMG, explica que a endometriose é uma doença benigna caracterizada pela presença de tecido menstrual (endométrio) fora do útero, podendo atingir não só os órgãos reprodutivos, mas também o intestino, a bexiga e até os pulmões.

“Os principais sintomas incluem cólicas menstruais, dor durante as relações sexuais e ao evacuar e urinar. Em geral, os sintomas surgem ou pioram durante o período menstrual, mas manifestações atípicas como as que Anitta relatou não são raras”, afirma Márcia.

A médica explica que o diagnóstico da endometriose costuma demorar porque as queixas femininas em relação à dor podem ser minimizadas pelo profissional responsável pelo atendimento. “Estudos revelam uma realidade que não é exclusiva do Brasil: cerca de 61% das mulheres com endometriose escutaram de um médico, inclusive de seus ginecologistas, que não havia nada de errado e que a dor seria “normal””, afirma a especialista.

0

Diagnóstico errado

No caso da cantora, o problema foi diagnosticado após 9 anos sofrendo de inflamações na bexiga que foram classificadas erroneamente como cistites de repetição. O ginecologista Thiers Soares explica que queixas de “cistites” costumam ser comuns nos consultórios, mas nem sempre a endometriose é cogitada como causa.

“A cistite nesse caso, pode estar associada a endometriose de bexiga – quando ocorre o crescimento do tecido do endométrio na parede da bexiga ou quando ocorre infiltração dos nervos que são responsáveis pela inervação da bexiga”, explica o médico.

Os principais sintomas da endometriose são:

  1. Cólica muito intensa antes ou durante a menstruação;
  2. Dor durante o contato íntimo;
  3. Menstruação abundante;
  4. Sangramento fora do período menstrual;
  5. Dor ao urinar;
  6. Prisão de ventre ou diarréia;
  7. Dor para evacuar;
  8. Inchaço na barriga;
  9. Cansaço excessivo.

Como é feita a investigação de endometriose:

A recomendação é que pacientes com essas queixas insistam na realização de uma investigação de sintomas, que pode ser feita com exames de imagem, como ultrassom pélvico ou transvaginal, ou ressonância magnética.

O ginecologista também pode solicitar uma videolaparoscopia, que é um procedimento cirúrgico menos invasivo, que permite confirmar a endometriose e verificar a localização, tamanho e quantidade dos tecidos do endométrio que ficaram implantados em outras partes do corpo.

Anitta, em seu desabafo, contou que tornou sua questão de saúde pública justamente para ajudar outras mulheres:

 

Compartilhar notícia