Setembro Verde: entenda o que provoca o câncer de intestino

Especialistas explicam a importância do controle precoce da doença

atualizado 15/09/2021 11:54

Câncer no intestinoMohammed Haneefa Nizamudeen, Istock

Além da campanha em prevenção ao suicídio, setembro é conhecido como o mês de conscientização sobre o câncer de intestino. A campanha “Setembro Verde” foi promovida pela primeira vez em 2015 pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) em parceria com a Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino (Abrapreci), visando informar a população sobre forma de prevenção da doença.

Poucos sabem, mas o câncer de intestino – que abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada cólon e no reto (final do intestino) e ânus – é o terceiro tipo mais comum, responsável por cerca de 10% de todos os diagnósticos de câncer.

Além disso, segundo dados da estimativa divulgada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), no triênio 2020-2022 o país registrará 625 mil novos casos de câncer ao ano, sendo que o colorretal (quando se desenvolve no intestino grosso: no cólon ou em sua porção final, o reto) e o de estômago serão o terceiro e o quinto mais prevalentes, com incidência de 41 mil e de 21 mil casos, respectivamente.

Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

 

Últimas notícias