metropoles.com

Saúde quer ampliar acordo e comprar 100 milhões de doses da Coronavac

Secretário de Vigilância em Saúde diz que a pasta está negociando com o Butantan. Até o momento, estão previstas 46 milhões de doses

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
Vacina Coronavac 8
1 de 1 Vacina Coronavac 8 - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

Em reunião na Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19 da Câmara dos Deputados, o secretário de vigilância em saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, afirmou que o governo pretende ampliar o contrato de aquisição da Coronavac para 100 milhões de doses. Por enquanto, são previstas 46 milhões de unidades da vacina produzida pelo Butantan.

Segundo o secretário, até o momento, o instituto deve entregar 9 milhões de doses em janeiro, 15 milhões em fevereiro e 22 milhões em março. A expansão prevê que o número chegue a 100 milhões até julho.

Sem a mudança no contrato, o governo federal já tem reserva de 150 milhões de doses até o final do primeiro semestre, contando com os imunizantes da AstraZeneca/Oxford e Pfizer/BioNTech, e os garantidos pela iniciativa Covax, da OMS.

A presidente da Fiocruz, Nísia Lima, afirma que a entidade deve receber os ativos para produzir as vacinas de Oxford no final de janeiro e entregar as primeiras doses no começo de fevereiro. A previsão é de que 1 milhão de doses seja produzida a cada sete dias nas primeiras duas semanas e, a partir daí, 700 mil doses por dia.

O secretário Medeiros diz ainda que o pregão eletrônico para compra de 330 milhões de seringas está aberto até o dia 29/12, e o contrato deve ser fechado no dia 10/1. Porém, os produtos só devem começar a ser entregues em fevereiro.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?