Risco de ter Covid longa é até 50% menor com Ômicron, diz estudo

Embora o risco seja menor, os pesquisadores do King's College London recomendam que a população continue a se proteger contra a infecção

atualizado 17/06/2022 11:03

As pessoas infectadas com a variante Ômicron do coronavírus têm menos probabilidade de desenvolver Covid longa, segundo mostra estudo feito no King’s College London, na Inglaterra, publicado nessa quinta-feira (16/6), na revista The Lancet.

Ao analisar dados de pacientes do Reino Unido armazenados no Zoe Covid Symptom Study, os pesquisadores descobriram que as chances de desenvolver a condição durante a atual onda da pandemia é de 20% a 50% menor em comparação com a onda de Delta.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
Publicidade do parceiro Metrópoles 5
Publicidade do parceiro Metrópoles 6
0

Entre os 56.003 casos estudados durante o pico da Ômicron no Reino Unido, entre dezembro de 2021 e março de 2022, 4,5% pessoas relataram sintomas da Covid longa. Na onda anterior, entre junho a novembro de 2021, 10,8% dos 41.361 pacientes infectados não se recuperaram completamente.

Os valores variaram de acordo com a idade dos pacientes e o momento em que eles tomaram a última dose das vacinas e não comparou indivíduos vacinados e não vacinados.

Este é o primeiro estudo a mostrar que a variante Ômicron representa risco menor de desenvolvimento de sequelas, que envolvem fadiga prolongada, falta de ar, dores musculares, dores articulares, perda de olfato e paladar e confusão mental, por exemplo. No entanto, os pesquisadores advertem que o risco ainda existe.

“É uma boa notícia, mas, por favor, não desative qualquer um de seus cuidados contra a Covid”, disse a principal autora do estudo, Claire Steves, em entrevista à agência à Reuters.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias