metropoles.com

Rei Charles: saiba tipos de câncer mais comuns em idosos e sintomas

A notícia de que o rei Charles está com câncer preocupou o mundo, mas também foi saudada como uma ação importante de conscientização

atualizado

Compartilhar notícia

Chris Jackson/Getty Images
Foto centralizada no rei Charles III. Ele é um homem idoso, meio calvo, os cabelos são brancos. Ele está usando um terno cinza claro com gravata roxa - Metrópoles
1 de 1 Foto centralizada no rei Charles III. Ele é um homem idoso, meio calvo, os cabelos são brancos. Ele está usando um terno cinza claro com gravata roxa - Metrópoles - Foto: Chris Jackson/Getty Images

O Palácio de Buckingham anunciou, na segunda-feira (5/2), que o rei Charles III foi diagnosticado com câncer. Segundo o comunicado, a doença foi descoberta durante um tratamento de saúde para a próstata realizado pelo soberano. A revelação preocupou o mundo, mas foi saudada como uma ação importante do palácio para conscientizar a população sobre a doença.

O câncer ocorre devido ao crescimento anormal das células, que formam tumores e invadem tecidos do corpo. Existem mais de 200 tipos de câncer, e as chances de desenvolvê-los aumentam com o envelhecimento.

Em texto informativo, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) explica porque a doença é mais prevalente entre as pessoas com mais de 60 anos: “O envelhecimento natural do ser humano traz mudanças nas células, que as tornam mais vulneráveis ao processo cancerígeno. Isso, somado ao fato de as células das pessoas idosas terem sido expostas por mais tempo aos diferentes fatores de risco para tumores, explica, em parte, o por que de a doença ser mais frequente nessa fase da vida”.

Saiba quais são os tumores mais comuns em idosos:

Câncer de pele não melanoma

Um dos tipos de câncer mais frequentes em pessoas mais velhas é o de pele não melanoma, que tem alta taxa de cura se for detectado e tratado precocemente. A doença ocorre principalmente nas áreas do corpo mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas. Manchas e sinais que mudam de tamanho e de cor devem ser acompanhados pelo dermatologista.

0

 Tumor de próstata

O câncer de próstata é um dos tipos de tumor mais comuns em pessoas mais velhas. Em seu estágio inicial, a doença possui sintomas sutis como necessidade de urinar mais vezes, diminuição do jato de urina, presença de sangue na urina ou no sêmen e disfunção erétil. Em estágio mais avançado, podem surgir dores no quadril, costas, coxas e ombros.

Câncer de estômago

Os tumores de estômago, também chamados de cânceres gástricos, surgem com maior frequência em pessoas com mais de 60 anos. Sinais ligados à perda de peso, alterações no apetite, sensação de estômago cheio e desconforto abdominal devem ser investigados.

0

 Tumor de mama

Nódulos nas glândulas mamárias e nas axilas, inchaço, dores, vermelhidão e pele com aspecto de casca de laranja são sintomas do câncer de mama. Os exames preventivos devem ser feitos, pois as chances de cura são altas quando esse tipo de tumor é diagnosticado em estágio inicial.

Câncer de cólon

O tumores que acometem o cólon quase sempre se desenvolvem a partir de pólipos, lesões benignas que crescem na parede do intestino. Entre os sintomas da doença estão mudança injustificada de hábito intestinal, diarreia ou prisão de ventre recorrentes, sangue nas fezes (pode ser de coloração clara ou escura), evacuações dolorosas, afinamento das fezes, flatulências constantes (gases) e desconforto gástrico.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?