Refrigerante diet pode estar atrapalhando a sua dieta. Entenda

Pesquisa mostra que a sucralose, adoçante usado na bebida, pode aumentar a sensação de fome

atualizado 30/09/2021 17:02

iStock

Os refrigerantes diet são grandes aliados de pessoas que estão no processo de emagrecimento e perda de peso. Com pouca ou nenhuma caloria, as bebidas não são exatamente saudáveis, mas não interferem tanto na balança.

Porém, pesquisadores da University of Southern California, nos Estados Unidos, descobriram que este tipo de refrigerante pode, na verdade, trabalhar contra o emagrecimento. Os adoçantes usados podem enganar o cérebro e aumentar a sensação de fome, de acordo com um estudo publicado na revista científica JAMA Network Open na última terça-feira (28/9).

Participaram do levantamento 74 pessoas, que foram separadas em três grupos: saudáveis, com sobrepeso e obesos. Todos tomaram 300 ml de diferentes líquidos em três situações: em uma delas, a bebida era adoçada com açúcar comum, na outra, com adoçante (nesse caso, sucralose) e, por último, água.

Controle do apetite

Os cientistas mediram o apetite dos voluntários nas duas horas seguintes à ingestão das bebidas, e usaram uma máquina de ressonância magnética para ver como os cérebros dos participantes respondiam às imagens de alimentos muito calóricos, como hambúrgueres.

Os indivíduos também puderam se servir de guloseimas após cada um dos experimentos, e os pesquisadores ficaram de olho nas escolhas alimentares.  Por fim, amostras de sangue também foram colhidas para medir os níveis de hormônios relacionados ao apetite.

Resultados

O estudo mostrou que mulheres e pessoas obesas tiveram mais vontade de comer depois que consumiram bebidas com adoçante, comparando com o grupo que tomou o líquido com açúcar. Também foi observada uma queda nos hormônios que regulam o apetite após a ingestão da bebida com adoçante.

Mais lidas
Últimas notícias