Substituta saudável do refri: confira cinco benefícios da água com gás

A bebida gaseificada não tem açúcar, possui os mesmos nutrientes da água comum e é ótima opção para trocar a bebida processada

ALEAIMAGE/Getty ImagesALEAIMAGE/Getty Images

atualizado 11/09/2019 13:48

Uma substituta à altura do refrigerante, mas que é saudável, ajuda a emagrecer e a sentir melhor o gosto dos alimentos? A água com gás é a escolha perfeita para cumprir este papel. Além de hidratar, contém os mesmos micronutrientes que a água natural, sendo diferenciada pela adição do CO2 (gás carbônico), um gás inerte, eliminado do corpo durante a digestão. Ele confere a presença de bolhinhas e um sabor mais ácido à bebida.

No entanto, algumas marcas adicionam substâncias, sabores e adoçantes artificiais extras, como as águas tipo soda, que acabam diminuindo o efeito saudável. A água com gás simples, sem aditivos, é a que tem todos os benefícios da hidratação, sendo muitas vezes de grande ajuda aos que não conseguem manter a hidratação com água sem gás.

Veja os principais benefícios da bebida:

1. Hidratar o corpo
A água com gás hidrata tanto quanto, e tem os mesmo nutrientes, da água natural. Além disto, a adição do dióxido de carbono não faz mal à saúde porque o corpo absorve e elimina este gás.

2. Ser rica em nutrientes
A água mineral, tanto com ou sem gás, é rica em nutrientes como cálcio, potássio e magnésio. Como também contém sódio, as pessoas que têm pressão alta devem ficar atentas ao rótulo, pois algumas marcas podem adicionar quantidades a mais desta substância.

3. Ajudar a emagrecer
O gás presente na água gaseificada, quando liberado no estômago, aumenta a sensação de saciedade e de estômago cheio. O gás pode ajudar a comer menos e, consequentemente, diminuir a quantidade de comida em uma refeição. Além disso, a bebida não tem calorias e, por isto, pode ser consumida à vontade.

4. Melhorar o paladar
A água com gás deixa as papilas gustativas mais sensíveis ao sabor dos alimentos, podendo acentuar o gosto. Por isso, é uma ótima opção antes de apreciar um café ou uma taça de vinho. O CO2 presente na água também estimula o funcionamento do estômago, aumentando a secreção de ácidos e facilitando o esvaziamento.

5. Pode substituir o refrigerante
A água com gás pode ser uma forma saudável de substituir o refrigerante através da sua aromatização. Utilizar limão, raspas de laranja, hortelã e gengibre, por exemplo, são ótimas formas de tornar a bebida mais saborosa e facilitar o consumo de água ao longo do dia.

Quando não beber água com gás
Devem ser evitadas marcas de água que têm outros produtos adicionados, como sabor artificial, açúcar, adoçante, sódio e outros conservantes. Além disto, a água com gás não deve ser a primeira opção para crianças: apesar de fazer tão bem quanto a água sem gás, é importante acostumar o paladar das crianças à água natural.
(Com informações do portal Tua Saúde.)

Últimas notícias