Quando devo fazer colonoscopia? Veja recomendações e como é o exame

Exame ajudou a detectar câncer de intestino na cantora Simony, e é usado para diagnosticar outras doenças intestinais

atualizado 04/08/2022 16:19

Médico realiza endoscopia em paciente e observa as imagens em câmera-MetrópolesGetty Images

A colonoscopia é um exame de rotina que ajuda a detectar doenças intestinais como o câncer colorretal, conhecido como câncer de intestino. Nessa segunda-feira (3/8), a cantora Simony revelou ter descoberto a doença por meio do procedimento, que consiste na inserção de um cateter com uma micro câmera no ânus. Em seguida, é feita uma análise do intestino grosso e da parte final do intestino delgado em tempo real.

Além de monitorar a região, o cateter pode retirar pólipos e realizar biópsias do tecido intestinal. O exame é indicado para pessoas acima de 45 anos, e deve ser realizado a cada três a cinco anos, dependendo dos resultados.

Muitas pessoas não realizam a colonoscopia mesmo quando ela é indicada por ser um procedimento invasivo e demorado. No entanto, ignorar o teste pode levar à descoberta tardia de problemas intestinais, como o câncer de intestino, e dificultar a eficácia do tratamento. O Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima que cerca de 41 mil casos de câncer intestinal sejam diagnosticados anualmente no Brasil, e a realização do exame é essencial para a detecção precoce da doença.

Como é a colonoscopia?

A preparação para a colonoscopia começa dois dias antes do exame. O paciente deve tomar medicamentos de efeito laxante e comer alimentos leves para realizar uma faxina intestinal. Na véspera do exame, o indivíduo deve permanecer em jejum e, cerca de quatro horas antes do início do teste, suspender a ingestão de líquidos, inclusive água.

Na hora do procedimento, a pessoa é sedada e o cateter é inserido pelo ânus. O médico gastroenterologista faz a análise do órgão por cerca de 30 minutos. Por ser um exame que exige anestesia total, é importante estar acompanhado.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
Publicidade do parceiro Metrópoles 5
0

Quem deve fazer a colonoscopia?

Apesar de ser recomendado para homens e mulheres a partir dos 45 anos, pessoas com histórico de doenças intestinais na família, que têm adenomas ou outras condições que atingem a região, como a síndrome de Lynch, devem fazer os exames a partir dos 40 anos.

Devido ao aumento dos casos do câncer de intestino, potencializado por estilo de vida sedentário, tabagismo e má-alimentação, os gastroenterologistas recomendam a realização da colonoscopia a cada cinco anos.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias