Prevenção de doenças e mais: confira os benefícios dos laticínios

Uma alimentação saudável rica em laticínios pode prevenir o surgimento de diferentes doenças crônicas. Saiba como melhorar sua dieta

atualizado 08/12/2022 13:25

Foto colorida de leite e queijos-Metrópoles Getty Images

Para quem não tem intolerância à lactose, uma boa notícia: os laticínios podem reduzir a ocorrência de doenças crônicas. Por isso, é importante incluí-los em um plano de alimentação saudável.

Estudos mostram que alimentos lácteos ricos em nutrientes ajudam a reduzir o risco de hipertensão, doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.

Os produtos são fontes importantes de cálcio e vitamina D, que ajudam a melhorar a saúde óssea, especialmente em crianças e adolescentes, e a prevenir o aparecimento de osteoporose em adultos, explica a nutricionista Liz Galvão. “O consumo de três porções de leite desnatado ou sem gordura, iogurte ou queijo todos os dias pode reduzir o risco de perda progressiva de massa óssea, sobretudo nas fases de pico dessa construção”, afirma.

Segundo ela, pesquisas indicam ainda que, para maiores de 9 anos, desfrutar de três porções de leite, queijo ou iogurte todos os dias pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, doença arterial coronariana e derrame. Além disso, os alimentos lácteos também ajudam a reduzir a inflamação do organismo.

Continue a leitura no portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias