Por que espremer meio limão no feijão? Nutricionista explica

Vitamina C facilita absorção de ferro no corpo. Veja outras combinações indicadas pela especialista Laura de Souza Silva

atualizado 19/10/2021 20:52

FeijãoNattakorn Maneerat/ Istock

O feijão é uma das melhores fontes vegetais de ferro, constantemente indicado para a dieta de pessoas com anemia ferropriva. No entanto, nem sempre a absorção do mineral no organismo ocorre de forma adequada. Nesses casos, incluir o suco de meio limão na refeição faz toda a diferença.

A nutricionista Laura de Souza Silva, da clínica Nutrindo o Conhecimento, explica que existem duas formas de ferro: o heme, presente em carnes, ovos e ostras; e o não heme, encontrado no feijão, tofu, folhosos verdes-escuros e grãos. Para que seja absorvido pelo corpo, esse segundo tipo precisa ser convertido em um meio de Ph ácido.

Tanto o limão quanto outras fontes de vitamina C – como a laranja, as frutas vermelhas, o kiwi e o abacaxi – funcionam como facilitadores desse processo e podem ser adicionados aos alimentos fontes de ferro para auxiliar na absorção do mineral.

“A vitamina C potencializa o ferro, é muito interessante manter o consumo dela na rotina”, explica.

A nutricionista recomenda que o suco de meio limão seja usado para temperar refeições com feijão, brócolis, espinafre, tofu, milho e alface.

Outras combinações com ferro e vitamina são: frutas vermelhas com aveia, salada de alface e espinafre temperada com meio limão espremido, carnes marinadas no limão ou na laranja, e castanhas com kiwi e abacaxi.

Mais lidas
Últimas notícias