Pílula milagrosa? Cientistas investigam remédio para queimar gordura

Pesquisa indica tipo específico de células-tronco que poderá ser manipulado para simular efeitos de exercícios físicos no corpo

atualizado 05/10/2022 12:46

Getty Images

Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, estão trabalhando para criar uma pílula capaz de queimar gordura. Os primeiros resultados do trabalho foram publicados na revista científica Cell Metabolism, nessa terça-feira (4/10).

Os pesquisadores descobriram que as células mesenquimais (MSCs), um tipo específico de células-tronco, são responsáveis por exercer um papel importante tanto no armazenamento de gordura como em sua queima.

“É extremamente importante entendermos os mecanismos moleculares que proporcionam os efeitos benéficos do exercício e os prejuízos de uma dieta rica em gorduras”, diz Manolis Kellis, professor de Ciência da Computação e especialista em biologia computacional, na divulgação do estudo no MIT.

O estudo que descobriu essa função das MSCs foi realizado em ratos. Um grupo de roedores foi alimentado com uma dieta rica em gorduras e o outro, com alimentos menos gordurosos. Em seguida, os pesquisadores dividiram os animais em grupos com acesso ou não a exercícios físicos.

Na segunda parte do trabalho, foi possível identificar o papel das células-tronco MSC: enquanto a dieta rica em gorduras aumentou a habilidade delas células para armazenar gordura, as atividades físicas diminuíram essa capacidade.

O próximo passo será detalhar como isso ocorre dentro das células para tentar mimetizar os efeitos obtidos pelos exercícios e, desta maneira, induzir a queima de gordura. “Caso um indivíduo não possa comer alimentos saudáveis ou se exercitar, por qualquer motivo que seja, esse estudo é promissor. A partir dele temos pistas que podem nos levar a caminhos a genes, moléculas e processos celulares específicos que podem manipular de maneira terapêutica a queima de gordura”, afirma Manolis Kellis.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
0

 

 

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias