Pesquisa ensina melhor jeito de dividir treino de musculação. Entenda

Estudo mostra que treinar várias vezes na semana é melhor para ganho de força do que concentrar a série em um dia

atualizado 15/08/2022 18:13

Pixabay/Divulgação

Uma pesquisa publicada no Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sport no mês passado traz indicações importantes para elucidar uma das maiores dúvidas das pessoas que praticam musculação: como dividir os treinos para potencializar os resultados?

De acordo com os pesquisadores, a frequência das repetições importa mais que a força física empregada. Isso quer dizer que, em vez de concentrar sua série em um único dia da semana, você deve espalhá-la por vários dias, garantindo estímulos contínuos ao corpo.

Os pesquisadores acompanharam 36 universitários japoneses na casa dos 20 anos por quatro semanas. Os participantes foram divididos em três grupos que deveriam fazer séries pré-estabelecidas de exercícios de braço.

Um dos grupos seguiu o roteiro de seis contrações por dia durante cinco dias por semana, outro grupo seguiu o roteiro de 30 repetições por dia uma vez por semana e o terceiro, realizou seis contrações uma vez por semana. As execuções eram feitas em uma cadeira especial capaz de medir a força dos movimentos.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
0

Ao final do período, aqueles que faziam 30 repetições em um dia não viram nenhuma mudança em sua força muscular, mas a espessura do tecido cresceu 5,8%. Aqueles que fizeram seis contrações uma vez por semana não viram nenhuma mudança na força ou na espessura de seus músculo. Já os voluntários que espalharam a atividade em cinco dias viram a força muscular crescer em 10% e os músculos em 4,4%.

“Ir à academia apenas uma vez por semana não é tão eficaz quanto fazer um pouco de exercício todos os dias em casa. Esta pesquisa, juntamente com nosso estudo anterior, sugere a importância de acumular uma pequena quantidade de exercício por semana, do que apenas passar horas se exercitando uma vez por semana”, afirmou o professor Ken Nosaka, um dos líderes do trabalho.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias