Pernambuco confirma 3º caso de Covid-19 pela variante Delta no estado

Paciente tem 58 anos e também estava no navio cargueiro onde os dois primeiros casos provocados pela cepa foram identificados

atualizado 24/07/2021 16:43

Teste em laboratórioDivulgação

O governo de Pernambuco confirmou o 3º caso da variante Delta no estado nesta sexta-feira (23/7). Trata-se de um tripulante do navio cargueiro Shoveler, que chegou à costa pernambucana no fim de maio.

Ele é filipino, tem 58 anos, e já está curado da Covid-19. Em 14 de julho, foram confirmados os dois primeiros casos da variante Delta no estado, também em tripulantes do mesmo navio cargueiro. No domingo passado (19/7), um deles morreu de Covid-19.

A Secretaria de Saúde também anunciou os dois primeiros casos confirmados da variante Alpha no estado. Uma mulher de 45 anos e um homem de 22 anos apresentaram a doença entre abril e maio, no município de Caruaru, e o sequenciamento genômico realizado neste mês confirmou a cepa originária da Inglaterra como causadora da doença.

Cepa de preocupação
Nas últimas semanas, a variante Delta do coronavírus, que surgiu primeiramente na Índia em outubro de 2020, vem assustando o mundo. Países com grande parte da população vacinada, como Israel e Estados Unidos, precisaram rever as medidas de distanciamento que foram flexibilizadas para conter novos casos de infecção pela variante.

A cepa já está presente em mais de 96 países, é predominante em alguns deles, e preocupa a Organização Mundial de Saúde (OMS). A estimativa da entidade é que, em alguns meses, a variante seja a predominante no mundo.

Nesta semana, a Secretaria de Saúde do DF anunciou 6 casos de pacientes que foram infectados pela Delta. Também já foi notificada a presença da variante no Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás.

Últimas notícias