metropoles.com

Perda da audição é fator de risco para demência em idosos, diz estudo

Pesquisa da Universidade Johns Hopkins indica relação direta entre a gravidade da perda da audição e a prevalência de danos cognitivos

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Imagem colorida: idoso com mão no ouvido - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida: idoso com mão no ouvido - Metrópoles - Foto: Getty Images

Um estudo feito na Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, mostra que a perda da audição é um fator de risco importante para o desenvolvimento de demência entre idosos com mais de 70 anos. A gravidade da perda auditiva é diretamente proporcional ao dano cognitivo.

Os autores da pesquisa, publicada na terça-feira (10/1), no Journal of the American Medical Association (Jama), sugerem que ações de saúde pública que visam a preservação da audição devem ser priorizadas para poupar a população dos prejuízos.

Estima-se que a perda auditiva seja responsável por 8% dos casos globais de demência, tornando-se o maior fator de risco modificável para a condição em nível populacional. O novo estudo buscou esclarecer esta relação com mais detalhes.

Para tanto, os pesquisadores do Centro Coclear para Audição e Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins analisaram dados de 2.413 idosos com 65 anos ou mais registrados no programa de saúde Medicare, ligado ao governo norte-americano. Pouco mais da metade dos participantes (53,3%) tinha 80 anos ou mais.

0

Três em cada dez voluntários (36,74%) apresentavam problemas de audição e 10,27% tinham o diagnóstico de demência. Uma avaliação mais detalhada mostrou que, a cada dez decibéis perdidos, o risco de demência aumentava cerca de 16%.

Ao combinar os dois fatores, os pesquisadores observaram que a prevalência de demência foi de 16,52% entre os idosos com perda severa da audição, 8,93% entre os com perda leve e 6,19% para aqueles com a audição normal.

O uso do aparelho auditivo foi associado à redução de 32% do risco de demência em comparação aos participantes que tinham problemas auditivos mas não usavam aparelho, sugerindo que o acesso ao equipamento pode contribuir com o prognóstico.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações