Passaporte da vacina: saiba como tirar certificado de vacinação contra Covid

O comprovante está disponível para quem já tomou o esquema completo dos imunizantes contra a Covid-19

atualizado 03/09/2021 14:24

Falta Pfizer em São Paulo para segunda doseHugo Barreto / Metrópoles

Quem já completou a imunização contra a Covid-19, com as duas doses ou com a aplicação única (no caso da fórmula da Janssen), pode emitir o Certificado Nacional de Vacinação. O documento já era essencial para viajar para outros países e, agora, possivelmente, será necessário até para atividades mais prosaicas, como requisito para entrada em peças de teatro ou shows.

O Certificado Nacional de Vacinação pode ser emitido pelo site (https://conectesus.saude.gov.br) ou pelo aplicativo ConecteSUS.

Como acessar?
Para emitir o documento, é necessário baixar no celular o aplicativo do Ministério da Saúde, disponível em Android e no iOS, e criar o cadastro no sistema. Você vai precisar ter, em mãos, o número do CPF, para acessar o serviço por meio de uma senha cadastrada.

Efetue o cadastro e clique em “Vacinas”. Na sequência, selecione a opção “Vacina da Covid-19” e clique em “Certificado de vacinação”. Feito isso, o documento será exibido e você poderá validá-lo digitalmente pelo código ou QR Code oferecido.

Para ter a versão em PDF, basta clicar na seta que aparece no canto superior direito da página.

O documento digital, que traz ainda informações sobre a pessoa vacinada, as doses aplicadas e os códigos de autenticação, pode ser impresso ou salvo em formato digital.

Mais lidas
Últimas notícias