Brasil busca parceria com a Índia para produção de vacinas e remédios

Missão oficial na Índia busca ampliar produção local de vacinas e medicamentos e reduzir a dependência de insumos estratégicos para o SUS

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Freepik
Foto mostram em close-up 9 frascos de vacinas juntos em fundo verde. Metrópoles
1 de 1 Foto mostram em close-up 9 frascos de vacinas juntos em fundo verde. Metrópoles - Foto: Freepik

O governo brasileiro iniciou, nesta semana, tratativas com a Índia para ampliar a cooperação na produção de vacinas, medicamentos e outros insumos estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS).

A agenda faz parte da missão oficial realizada entre os dias 18 e 21 de fevereiro, em Nova Délhi, capital da Índia, e reúne representantes de diferentes áreas, incluindo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A comitiva brasileira tem como objetivo fortalecer a parceria bilateral na área da saúde, com foco na transferência de tecnologia, na ampliação da capacidade produtiva e no intercâmbio regulatório. A Índia ocupa posição de destaque nas cadeias globais de Insumos Farmacêuticos Ativos, componentes essenciais para a fabricação de medicamentos.

Produção local e inovação em saúde

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também integra a comitiva e manifestou interesse em estruturar parcerias entre instituições públicas e empresas dos dois países.

A intenção é ampliar a produção de medicamentos oncológicos e de tratamentos voltados a doenças tropicais, além de fortalecer a inovação tecnológica no setor.

Essa aproximação faz parte da política industrial de longo prazo chamada Nova Indústria Brasil, que busca fortalecer a produção nacional na área da saúde e reduzir a dependência de insumos vindos do exterior.

Além da fabricação de medicamentos e vacinas, a agenda também inclui conversas sobre o uso de tecnologias digitais e inteligência artificial na organização dos sistemas públicos de saúde. A troca de experiências envolve ainda iniciativas para ampliar o acesso da população a tratamentos e serviços.

A expectativa do governo brasileiro é que a aproximação com a Índia contribua para ampliar a capacidade nacional de produção, garantir maior autonomia em situações de emergência sanitária e impulsionar a inovação no setor farmacêutico.

Com informações da Agência Brasil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?