metropoles.com

Outono: saiba como manter a saúde dos olhos na estação seca

A baixa umidade do ar aumenta a síndrome do olho seco. Oftalmologista explica como manter a saúde dos olhos no período

atualizado

Yoshiyoshi Hirokawa/Getty Images
Mulher negra e jovem pingando colírio nos olhos. O seu olho é castanho e os cílios são pretos bem longos. - Metrópoles

Mal começou o outono e já é possível sentir nos olhos a diminuição da umidade do ar e uma maior concentração da poluição, não é mesmo? As características desta época do ano são ruins para a saúde dos olhos e podem até desencadear certos problemas e doenças.

A síndrome do olho seco e lesões nas pálpebras, como terçol e calázio, são as principais ocorrências oculares do outono.

Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, de Campinas, a primeira reação dos olhos às alterações climáticas é o ressecamento das lágrimas, que atinge 12% da população e causa o olho seco.

O problema é bastante comum entre mulheres que estão na menopausa. A baixa nos níveis hormonais afeta os tecidos oculares e a composição das lágrimas. Usuários de lente de contato e pessoas que passam muitas horas no computador também costumam vivenciar o problema.

O oftalmologista explica que a lágrima é responsável pela proteção, oxigenação, umedecimento, limpeza da superfície ocular e manutenção de transparência da córnea. Por isso, manter os olhos lubrificados evita cicatrizes e é essencial para enxergar bem.

O especialista deu mais detalhes sobre o assunto no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.






Quais assuntos você deseja receber?