metropoles.com

Ora-pro-nóbis com limão: veja receita e benefícios de suco detox

A ora-pro-nóbis é uma planta comestível rica em nutrientes, que pode ser incorporada à alimentação de diferentes maneiras

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
copo de suco verde com canudo
1 de 1 copo de suco verde com canudo - Foto: Getty Images

A ora-pro-nóbis é uma planta alimentícia não convencional (Panc) rica em proteínas, fibras, ferro, cálcio, vitaminas e nutrientes, que contribuem para o bom funcionamento do organismo e a prevenção de doenças.

O consumo de ora-pro-nóbis (OPN) vem ganhando cada vez mais adeptos por conta das qualidades nutricionais da hortaliça. Entre os benefícios, estão o combate à anemia, o controle de peso e a construção de massa magra.

A planta é bastante versátil e pode ser usada no preparo de receitas doces, salgadas ou sucos. A ora-pro-nóbis triturada também pode ser utilizada como suplemento alimentar em cápsulas.

Folhas de ora-pro-nóbis
As folhas de ora-pro-nóbis são ricas em fibras

Preparar um suco verde usando a ora-pro-nóbis como base é uma boa maneira de incorporar a hortaliça na alimentação. Acrescentar limão à bebida, além de tornar o sabor mais agradável, vai trazer mais nutrientes à mistura.

“A ora-pro-nóbis ajuda o o indivíduo a atingir o consumo indicado de proteínas no dia – são 22 g do macronutriente para cada 100 g da planta. Além disso, ela é uma aliada para o controle glicêmico devido à alta concentração de fibras”, afirma a nutricionista Rayanne Marques, da Clínica Aesthesis, de Brasília.

Suco de ora-pro-nóbis com limão

Ingredientes
Folhas de ora-pro-nóbis;
2 xícaras de água;
1 xícara de suco de limão

Modo de preparo
Lave as folhas de ora-pro-nóbis em água corrente. Caso elas tenham espinhos, retire-os cuidadosamente com uma faca ou tesoura de cozinha.

Cozinhe as folhas em água por cerca de dois minutos para amolecê-las e reduzir o teor de oxalato. Embora a substância seja naturalmente eliminada na urina, o consumo em excesso pode favorecer a formação de pedras nos rins em pessoas que têm maior tendência.

Após o cozimento, esprema as folhas para extrair o máximo de líquido possível. Coloque-as no liquidificador, adicione a água, o suco de limão e bata. O suco pode ser coado ou consumido logo em seguida, com todas as fibras. Se for adoçar, escolha opções mais saudáveis, como mel e açúcar de coco, por exemplo.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?