metropoles.com

OMS: “Quando o Brasil controlar a Covid-19, será um raio de esperança”

Apesar do número de novos casos estar caindo no mundo, o país ainda registra uma quantidade alta de diagnósticos e óbitos

atualizado

Compartilhar notícia

OMS/Reprodução
Mike Ryan na OMS
1 de 1 Mike Ryan na OMS - Foto: OMS/Reprodução

A Organização Mundial de Saúde (OMS) registrou, nas últimas cinco semanas, uma queda geral no número de casos novos e óbitos por coronavírus. Porém, a situação no Brasil é diferente: a quantidade de diagnósticos e mortes segue alta.

Questionados, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (18/2), os diretores da entidade lembraram que o país é muito grande e que a epidemia se comporta de maneira particular em cada um dos estados.

“É difícil fazer um comentário específico, mas os países que tiveram surtos intensos, e onde o vírus está intrincado na população, é complicado quebrar a cadeia de transmissão”, explicou Michael Ryan, diretor de emergências da OMS.

Segundo ele, por ser um país tão grande e com histórico de liderança no combate de doenças infecciosas, o que acontece no Brasil importa muito para o cenário global. “Quando o Brasil conseguir controlar o vírus, será um raio de esperança para as Américas e para o resto do mundo”, afirma.

Mariângela Simão, diretora-assistente da área de medicamentos e produtos de saúde da OMS, afirmou que o coronavírus é um alvo em movimento: “É preciso continuar monitorando e não abaixar a guarda”.

A infectologista responsável pela resposta da entidade à pandemia, Maria Van Kerkhove, afirma que a OMS está acompanhando a situação do Brasil, e que há um pequeno declínio em casos e óbitos nos últimos dias. Ela pede que o país mantenha o curso, continue com as medidas de proteção e siga com a vacinação.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações