metropoles.com

OMS: critério para escolher vacinas é a ciência e não a nacionalidade

Porta-voz foi questionada sobre a posição do Brasil de não comprar a vacina produzida pelo laboratório chinês Sinovac Biontech

atualizado

Compartilhar notícia

boonchai wedmakawand/Getty Images
pesquisa vacina
1 de 1 pesquisa vacina - Foto: boonchai wedmakawand/Getty Images

A Organização Mundial da Saúde (OMS) se posicionou nesta sexta-feira (23/10) sobre o embate que envolve a decisão do governo brasileiro de cancelar acordo para compra da vacina contra a Covid-19 do laboratório chinês Sinovac Biontech.

Porta-voz da entidade, Margaret Harris disse que a escolha do imunizante deve ser baseada em comprovações científicas e não na origem do produto. “Nós escolhemos a ciência. Não é a respeito da nacionalidade, e essa é a beleza de ser multilateral, esse é o ponto da ONU. Nós escolhemos a ciência e deveremos escolher a melhor vacina”, afirmou.

Margaret destacou ainda que a entidade não apoiará nenhuma vacina em particular até que os laboratórios desenvolvedores apresentem resultados consistentes sobre o mais alto padrão de segurança e o nível certo de eficácia.

Esta semana, o país acompanhou as discussões entre o governo federal e o estado de São Paulo sobre a compra da Coronavac, apadrinhada pelo governador João Doria (PSDB).

Um dia após o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciar um protocolo de intenção de compra de 46 milhões de doses da vacina desenvolvida na China e em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que o Brasil não irá comprar a “vacina da China”.

0

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?