Novo aparelho auditivo tem recursos de inteligência artificial

Sensor de quedas, localizador, tradutor simultâneo e monitoramento de atividades estão disponíveis nos modelos mais modernos

atualizado 10/10/2019 20:09

Microsom/Divulgação

Uma novidade tecnológica usa a inteligência artificial para aumentar a qualidade de vida de pessoas com deficiência auditiva em grau leve ou severo. Feita pelo Grupo Microsom, a linha de aparelhos auditivos VIA AI conta com funcionalidades como sensor de quedas, localizador, tradutor simultâneo e monitoramento de atividades físicas e cognitivas.

De acordo com a diretora-geral da Microsom em Brasília, Mariluce Cordeiro, o aparelho consegue facilitar a vida de pessoas com deficiência e de seus familiares. “A grande inovação é a presença de sensores que otimizam a captura de áudio, reduzindo o tempo de resposta do paciente. Além disso, familiares e usuários podem acompanhar as atividades diárias por meio de um aplicativo chamado Thrive”, explica.

O aparelho auditivo é conectado ao app Thrive (disponível nas plataformas iOS e Android), que fornece as movimentações corporais diárias, inclusive o monitoramento da frequência cardíaca e das atividades cerebrais em ambientes ruidosos. O sensor de quedas, pensado principalmente para o público idoso, emite um alerta a três pessoas cadastradas como contatos de emergência, informando a localização de onde o usuário caiu.

Outra ferramenta do produto é o controle de toque, ideal para quem tem doença de Parkinson. Basta que o paciente aproxime a mão da orelha, sem a necessidade de apertar botões, para que o aparelho seja ativado. O tradutor simultâneo permite que o usuário entenda palavras de até outros 27 idiomas.

Mais lidas
Últimas notícias