metropoles.com

“Não há chá milagroso”, avisa infectologista sobre coronavírus

Médico André Bon esclarece que não há maneira comprovada cientificamente de mexer na imunidade do corpo usando apenas a alimentação

atualizado

Compartilhar notícia

Dose Juice/Unsplash
saudável
1 de 1 saudável - Foto: Dose Juice/Unsplash

Com a chegada do coronavírus ao Brasil e o aumento expressivo no número de casos suspeitos da doença, surgem muitas dúvidas e notícias falsas sobre como seria possível evitar o vírus.

De acordo com o Ministério da Saúde, entre as 5.850 mensagens recebidas pelo órgão em sua ferramenta de apuração de fake news, 85% eram mentira. Entre elas, a maioria falava sobre vitaminas, chás e misturas milagrosas que manteriam o coronavírus fora do organismo.

O infectologista André Bon, do Hospital Brasília, afirma que não existe maneira comprovada cientificamente de alterar imunidade do corpo apenas com a alimentação. Só medicamentos seriam capazes de influenciar na capacidade de reação do corpo àquilo que ele entende como uma ameaça.

“Não existe isso. A imunidade que podemos medir, que tem alguma repercussão na capacidade do corpo de ficar mais ou menos suscetível a uma infecção, é afetada apenas por remédios ou doenças. Não existe nenhuma alimentação que você possa inserir na rotina que vá mexer na imunidade, não há nenhuma comprovação científica”, afirma o especialista.

Ele explica ainda que, fora adotar a etiqueta respiratória, não compartilhar talheres, travesseiros e toalhas, evitar aglomerações e lavar as mãos com frequência, não há nada que possa ser feito para prevenir o coronavírus. “É preciso tomar cuidado com o charlatanismo”, diz.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?