metropoles.com

Saúde do DF investiga seis casos suspeitos de coronavírus

Ainda não há confirmação positiva para o coronavírus no DF, segundo a Secretaria de Saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Seis casos são investigados como suspeitos de coronavírus no Distrito Federal. A informação foi dada ao Metrópoles pelo subsecretário de Vigilância Epidemiológica do DF, Divino Martins, nesta sexta-feira (28/02/2020).

Até a última quinta-feira (27/02/2020), eram cinco pacientes em observação por similaridades de sintomas com a nova doença, segundo a Secretaria de Saúde.

Até a tarde desta sexta, sete casos foram notificados. Entretanto, uma mulher que foi internada no Hospital Sírio-Libanês após viagem à Itália teve resultado negativo para a doença, e foi liberada da unidade hospitalar.

Embora o número tenha crescido, ainda não há confirmação positiva para o coronavírus, segundo a autoridade local, o que deixa o GDF até este momento em estado de alerta. “Esses pacientes se enquadram nos protocolos e têm o histórico de visita a locais ou a outros doentes investigados pela saúde pública”, disse Martins à coluna.

O subsecretário explica, contudo, que a quantidade de notificações de prováveis coronavírus varia e pode ser alterada de tempos em tempos, uma vez que a todo momento resultados de exames modificam o cenário atual. “Até o início da noite, há grande possibilidade de que alguns desses casos já sejam descartados. Tudo acontece de forma muito dinâmica e com bastante cuidado”, emendou.

Além da análise feita pela equipe do Laboratório Central da Secretaria de Saúde, amostras também são encaminhadas para o Ministério da Saúde testar a contraprova a fim de obter a certeza do diagnóstico.

Plano de Contingência

Para enfrentar o coronavírus, o GDF montou o Plano de Contingência para a Epidemia da Doença e lançou um Centro de Operações de Emergência (COE). A composição do grupo foi publicada nesta sexta-feira (28/02/2020).

O grupo intersetorial da Secretaria de Saúde passa a reunir integrantes de várias regionais da pasta, a fim de centralizar informações sobre casos suspeitos e confirmados do coronavírus no Distrito Federal. O novo comitê também será responsável por repassar informações certeiras sobre os pacientes ao Ministério da Saúde.

Força-tarefa

Além do Hran, considerado referência para atendimentos à população local, o Hospital de Base (HBDF) e o Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) têm protocolo específico para o tratamento de casos notificados de coronavírus pela Secretaria de Saúde, a depender da vulnerabilidade do paciente.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?