metropoles.com

Modelo prevê sistema de saúde entrando em colapso dia 21 de abril

Grupo de pesquisadores projeta 393 mil mortes e 3 milhões de casos nos próximos meses, caso medidas de isolamento não sejam endurecidas

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Leito de UTI
1 de 1 Leito de UTI - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Segundo um modelo matemático criado por um grupo de pesquisadores de Física e Matemática de várias universidades brasileiras, se as medidas de isolamento não forem endurecidas, o Brasil deve passar de 3 milhões de casos confirmados e 393 mil mortes por coronavírus nos próximos meses.

A projeção afirma ainda que o sistema de saúde entrará em colapso a partir do dia 21 de abril — os estados do Ceará e Amazonas já anunciaram que estão perto do limite de capacidade de atendimento.

O estudo foi publicado no dia 03/04 e, por enquanto, já acertou a curva de crescimento até o dia 15/04. Foram consideradas as medidas de distanciamento social vigentes, o impacto na transmissão da doença e o percentual de infectados que precisam ser internados em UTI, além de uma taxa de isolamento média de 50%.

Como os dados sobre a ocupação de leitos ainda não é disponibilizada de forma consolidada pelo Ministério da Saúde (a notificação passou a ser compulsória nesta semana e a pasta deve divulgar as informações a partir da próxima semana), os pesquisadores usaram um estudo da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) de 2013 e dados disponíveis no Datasus para criar o modelo.

Caso nenhuma medida de isolamento tivesse sido tomada, os pesquisadores das universidades federais de Alagoas e do Rio Grande do Norte, da Santa Casa de Maceió, do Centro de Testagem e Acolhimento de HIV/AIDS de Itaberaba (BA) e da Escola Superior de Ciências da Saúde, em Brasília, afirmam que o número total de infectados passaria dos 30 milhões e o país registraria 1,45 milhão de mortos.

No cenário de “isolamento vertical”, como defendido pelo presidente Jair Bolsonaro, o número de casos confirmados seria de cerca de 26 milhões, com 723 mil mortos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?