metropoles.com

Mito ou verdade: mensagens motivacionais no lápis de cor funcionam?

Especialistas explicam que a atitude bem-intencionada pode ter o efeito reverso caso alguns cuidados com a criança não sejam tomados

atualizado

Compartilhar notícia

FACEBOOK
lapis-coloridocortada
1 de 1 lapis-coloridocortada - Foto: FACEBOOK

Você deve ter visto há pouco tempo a história de uma mãe que colou mensagens motivacionais no lápis de cor da filha. A ideia bem-intencionada viralizou potencializada pela força de amplificação que histórias bacanas encontram nas redes sociais. Mas, além de carinhosa, a atitude, de fato, tem efeito para o bem-estar das crianças?

Especializada no atendimento de crianças e adolescentes e doutora em psicologia clínica pela Universidade de São Paulo (USP), Fabiana Gauy explica que sim, mas é importante estar atento à idade da criança e ao seu temperamento.”Dependendo da idade pode ajudar na construção da autoestima da criança e em seu reconhecimento, mas também pode expô-la a brincadeiras dos colegas”, explica.

A recomendação de Fabiana é para que os pais que desejam fazer uma surpresinha positiva para as crianças coloquem bilhetes em locais mais reservados, aos quais só elas tenham acesso, como a lancheira ou a agenda. “A caixa de lápis de cor é um material que não permitirá privacidade, caso a criança assim deseje”, detalha.

A psicóloga Luana Lemos Villar, da Clifops (Clínica de Fonoaudiologia e Psicologia), acrescenta que as mensagens também precisam surgir de crenças genuínas daqueles que as escrevem. Em outras palavras, as mães não podem simplesmente copiar a ideia que viram na internet, elas precisam adaptá-la ao contexto pelo qual o filho está passando e à própria relação que possuem com ele.

“O ponto principal é ser genuíno. Os pais devem acreditar naquilo que estão escrevendo, para que a criança se reconheça e resgate uma crença positiva sobre si mesma”, pontua Luana. “No caso de uma família que só joga a criança ou o adolescente para baixo, desvalorizando suas questões, se a mãe colocar uma frase como essa não vai ter efeito nenhum”, conclui.

Uma dica bem eficiente para colaborar com a autoestima de crianças e adolescentes, de acordo com Luana, é a chamada “disciplina positiva”. “Atos como agradecer quando algo é bem-feito, quando a criança ou o adolescente guarda a roupa ou o brinquedo no lugar certo, por exemplo, são motivações benéficas para o dia a dia.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?