metropoles.com

Mito ou verdade: beber um copo de água antes de dormir faz bem?

Mensagem de WhatsApp em circulação afirma que a ingestão do líquido ajuda a prevenir ataques cardíacos e derrames. Especialista desmente

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
Young woman drinking  glass of water
1 de 1 Young woman drinking glass of water - Foto: iStock

Pelo menos uma vez por semana, um amigo ou familiar encaminha no WhatsApp um vídeo alarmista com recomendações de saúde. Há um que circula pelas redes sociais sobre a ingestão correta de água, incentivando o consumo de um copo antes de dormir, para evitar ataques cardíacos e derrames, além de sugerir que o momento de maior eliminação de toxinas se dá durante a noite.

O urologista Rafael Rocha desmente a informação. Segundo ele, as pessoas precisam se manter bem-hidratadas ao longo de todo o dia, mas devem evitar a ingestão de líquidos à noite. “Isso vai fazer com que o indivíduo se levante mais vezes, o que prejudica a qualidade do sono”, argumenta.

O conteúdo do vídeo afirma que beber água à noite potencializa a maior eliminação de toxinas, já que o corpo e os rins estão no mesmo nível. No entanto, o especialista explica que, de fato, a posição mais elevada da cama favorece o retorno venoso e com isso, consequentemente, mais sangue é filtrado, aumentando a produção de urina. Sendo assim, não é necessário estimular uma funcionalidade que já ocorre naturalmente no corpo.

Rocha afirma que, no caso de pacientes com noctúria, que é a necessidade de se levantar durante a noite para esvaziar a bexiga, eles devem evitar líquidos de duas a três horas antes do horário habitual de dormir.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?