metropoles.com

Médica alerta sobre risco de pessoas com refluxo desenvolverem câncer

Oncologista alerta para a importância de indivíduos que sofrem frequentemente com refluxo procurarem tratamento adequado

atualizado

Compartilhar notícia

NICOLETAIONESCU/ISTOCK
imagem colorida de mulher com refluxo - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida de mulher com refluxo - Metrópoles - Foto: NICOLETAIONESCU/ISTOCK

O refluxo, até certo ponto, é uma condição comum. Não é raro encontrar pessoas que sofrem com azia e queimação nas regiões do estômago e do esôfago – espécie de canal localizado na altura do peito, responsável por ligar a boca ao sistema digestivo. O incômodo, geralmente, ocorre após uma refeição pesada ou extremamente calórica – na qual o organismo encontra dificuldades para conseguir digerir o alimento.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia (SBMDN), a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) acomete de 12% a 20% da população brasileira.

Mas, quando o problema não é tratado corretamente, ele pode evoluir para quadros mais graves, como câncer gástrico e esofagite. “O refluxo crônico pode ter como consequência o esôfago de Barret. Essa condição tende a causar modificações nas células, podendo aumentar em mais de 20 vezes o desenvolvimento de neoplasia”, alerta a médica oncologista Renata D’Alpino.

Segundo a especialista, quando o refluxo começa a aparecer com alguma frequência, é fundamental que o paciente procure uma avaliação médica para investigar o caso. “Ele poderá realizar exames como a endoscopia, que analisa a condição e possíveis complicações provenientes”, explica a médica.

Veja quais são os oito tipos de câncer mais comuns no Brasil

0

 

Saiba mais detalhes sobre o assunto no site Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?