Mãe de Gugu Liberato recebe homenagem por ter doado órgãos do filho

Ministério da Saúde concedeu prêmio especial à família do apresentador pelo incentivo à realização de transplantes

atualizado 24/09/2020 17:18

gugu liberatoReprodução/ Twitter

O ministro Eduardo Pazuello entregou, nesta quinta-feira (24/9), um prêmio para Maria do Céu Moraes Liberato, mãe de Gugu Liberato, por sua colaboração no incentivo à doação de órgãos e tecidos. A autorização da família para a doação dos órgãos do apresentador beneficiou cerca de 50 pessoas.

“Isso representa a gratidão de todos que tiveram a oportunidade de melhorar e dar continuidade à própria vida. É uma lembrança fantástica porque o Gugu sempre foi um ícone para todos nós brasileiros. É muito bom a gente saber que ele continua conosco de alguma forma”, destacou Pazuello.

A homenagem aconteceu durante o lançamento de campanha “A vida precisa continuar”, que destaca a importância da doação para a realização de transplantes. Muito emocionada, Maria do Céu lembrou que o filho sempre gostou de ajudar às pessoas e, constantemente, relatava a vontade de doar órgãos.

“Apesar da dor que sinto, ainda me animo um pouco porque foi uma boa ação. As pessoas morrem e os órgãos têm que ser dados para outras pessoas que querem viver”, incentivou a mãe de Gugu.

Queda na pandemia
Os transplantes caíram 37% entre janeir0 e julho deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o Ministério da Saúde. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (24/9) pela coordenadora geral do Sistema Nacional de Transplantes, Daniela Salomão, no evento realizado na Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

De acordo com a pasta, foram realizados 9.951 transplantes até 31 de julho deste ano, contra 15.827 nos seis primeiros meses do ano passado. Atualmente, 46.181 pessoas aguardam na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização de um transplante. Já a taxa de recusa familiar à doação recuou de 39,9% para 37,2% no período.

Últimas notícias