metropoles.com

Sensibilidade ao leite pode aumentar risco de doenças cardíacas

Estudo realizado nos Estados Unidos observou relação entre a sensibilidade ao leite e o maior número de mortes por doenças cardiovasculares

atualizado

Compartilhar notícia

Pexels
Mão despejando leite de garrafa de vidro em copo - Metrópoles
1 de 1 Mão despejando leite de garrafa de vidro em copo - Metrópoles - Foto: Pexels

A sensibilidade a alérgenos alimentares comuns, como o leite de vaca e o amendoim, pode ser um fator de risco subestimado para doenças cardíacas, segundo estudo da Universidade da Carolina do Norte, dos Estados Unidos.

Em artigo publicado, nesta quinta-feira (9/11), no The Journal of Allergy and Clinical Immunology, os pesquisadores mostraram que a presença de anticorpos IgE para alimentos que podem desencadear alergias está associada a um aumento significativo no risco de mortalidade cardiovascular.

“As pessoas que tinham anticorpos IgE contra alimentos que comem regularmente pareciam ter um risco aumentado de morrer de doenças cardíacas”, afirmou a professora de alergia pediátrica Corinne Keet, autora do estudo, em comunicado à imprensa.

A pesquisa utilizou informações de saúde de 4.414 adultos participantes da Pesquisa Nacional de Saúde e Exames (NHANES) e de 960 participantes do site Estudo Multiétnico de Aterosclerose (Mesa) para chegar à conclusão.

0

Entre o grupo de participantes NHANES, 229 participantes morreram por doenças cardiovasculares. Enquanto que 56 indivíduos morreram pelo mesmo motivo mo grupo Mesa.

Além do leite

A sensibilidade ao leite de vaca foi particularmente associada tanto entre os participantes do NHANES como do Mesa. A presença de anticorpos para o camarão e o amendoim tambéms foram identificados como fatores de risco adicionais para doenças cardíacas.

“Embora este estudo forneça boas evidências de uma associação entre a sensibilização a estes alérgenos e a morte por doenças cardiovasculares, há muito trabalho a ser feito para entender se esta é uma relação causal”, afirma Corinne.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?