metropoles.com

Fazer lanche depois das 21h pode ser prejudicial à saúde, diz estudo

Estudo sugere que lanches rápidos noturnos e alimentos altamente processados afetam negativamente a saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Foto mostra pessoa pegando lanches na geladeira com as luzes da casa desligadas
1 de 1 Foto mostra pessoa pegando lanches na geladeira com as luzes da casa desligadas - Foto: Getty Images

Comer petiscos e lanches depois das 21h pode ser prejudicial à saúde. Segundo um estudo realizado com mil pessoas divulgado nessa terça-feira (25/7) na Nutrition 2023 — encontro nacional de nutricionistas dos Estados Unidos —, o horário que comemos impacta tanto quanto a qualidade do que é comido.

O estudo foi feito por pesquisadores do King’s College London, no Reino Unido, com uma maioria de mulheres. Cerca de 95% dos participantes afirmou que ao menos uma refeição diária era composta por petiscos e, para a maioria deles, o alimento compõe cerca de 22% de sua ingestão diária. Os dados foram coletados de exames dos voluntários e por um questionário com os hábitos alimentares de cada um.

Para a pesquisa, foram considerados lanches as comidas vendidas prontas e industrializadas. De forma geral, o hábito de comer muitos produtos desta natureza foi associado a um aumento da quantidade de triglicerídeos, um sinal de excesso de gordura no sangue, e de insulina, que é um marcador de alta na glicose, mas a situação piora à noite.

“Nosso estudo mostrou que a qualidade dos lanches é mais importante do que a quantidade ou a frequência. Portanto, escolher os de alta qualidade em vez dos altamente processados é benéfico. O horário também é importante, pois lanches noturnos são desfavoráveis ​​à saúde”, disse a nutricionista Kate Bermingham, líder do estudo, em comunicado à imprensa.

Melhores dietas para a saúde do coração

0

O pior horário para lanches

Um terço dos participantes afirmou que tinha o hábito de comer lanchinhos durante a noite. Os voluntários que trocavam refeições por petiscos após as 21h tiveram piores índices de saúde do que os demais participantes que também comem comidas industrializadas, mas em outros horários. Os que fizeram lanches após as 21h tinham índices mais altos de:

  • Hemoglobina glicada (um indício de pré-diabetes);
  • Glicose pós-pandial (outro indicador de desníveis de insulina no corpo);
  • Triglicerídeos pós-pandial (um excesso de gordura no sangue que pode indicar até aterosclerose).

Para os pesquisadores, a explicação para o lanche à noite prejudicar mais a saúde é que diminui o período de jejum noturno, quando o corpo entra em um equilíbrio de seus níveis de açúcar.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?