Jovens adultos impulsionam pandemia de Covid-19, alerta OMS

Pessoas entre 20 e 40 anos são as que mais preocupam a Organização Mundial da Saúde pois podem ser vetores para grupos mais vulneráveis

atualizado 18/08/2020 11:58

Homem coronavírus máscaraGetty Images

Em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (18/8), a Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrou preocupação com a transmissão do novo coronavírus entre jovens adultos na faixa etária entre 20 e 40 anos. A entidade alerta que os assintomáticos podem impulsionar a contaminação local, afetando as populações mais vulneráveis, como os idosos e as pessoas com comorbidades.

“Pessoas de 20, 30 e 40 anos estão aumentando consideravelmente a disseminação. Muitas nem sabem que estão infectadas. Isso aumenta o risco de contaminação de pessoas mais vulneráveis”, disse o diretor regional do Pacífico Ocidental, Takeshi Kasai.

Nas últimas semanas, governos de diversos países se mostraram preocupados com o surgimento de novos casos de Covid-19 e alertaram que os jovens não estão respeitando as diretrizes estabelecidas, como o distanciamento social e o uso de máscara, para frear a transmissão. Muitos estão aproveitando as férias de verão do hemisfério norte.

No fim de julho, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, fez um apelo ao afirmar que os jovens não são invencíveis. “Eles podem ser infectados, podem morrer e podem transmitir o vírus para outras pessoas”, disse.

0

 

 

 

Últimas notícias