Covid-19: assintomáticos têm carga viral semelhante à dos sintomáticos

Estudo de pesquisadores da Coreia do Sul relata que tempo para se livrar do vírus foi praticamente igual entre os dois grupos

atualizado 07/08/2020 12:31

Na China, pessoas atravessam a rua usando máscaraYves Dean/Getty Images

Um novo estudo sugere que a transmissão do novo coronavírus por pacientes assintomáticos – sem sintomas da doença – pode ser tão efetiva quando a que se dá a partir de pessoas que apresentam sintomas, isso porque o grupo possui carga viral semelhante à dos pacientes sintomáticos.

“O isolamento das pessoas infectadas deve ser realizado independentemente dos sintomas”, afirmam os cientistas da Soonchunhyang University, da Coreia do Sul, em artigo publicado nesta quinta-feira (6/8), na revista científica Jama.

A pesquisa envolveu 303 pacientes da Covid-19, com idade entre 22 e 36 anos, isolados em um centro comunitário de tratamento no país. Todos passaram por testes RT-PCR que confirmaram a infecção. Desses, 110 (36,3%) eram assintomáticos no momento do isolamento e 21 (19,1%) desenvolveram os sintomas no período em que estavam no local.

Os sintomas mais comuns entre os 193 pacientes sintomáticos no momento do isolamento foram tosse, congestão nasal e produção de escarro, seguida por dor de garganta, perda do olfato, diarreia, perda do paladar, dor abdominal e vômitos. Ao menos 33% dos assintomáticos estavam curados da infecção do Sars-CoV-2, 14 dias depois do primeiro teste positivo, passando para 75,2% em três semanas. No grupo dos sintomáticos, as taxas foram de 29,6% e 69,9% curados nos respectivos intervalos de tempo.

Os cientistas lembram que os achados não podem ser generalizados para toda a população porque o corte do estudo consistiu em pacientes jovens e saudáveis, mas ressaltam que pacientes assintomáticos sigam as recomendações de  isolamento pois a “a transmissão por pacientes assintomáticos com Sars-CoV-2 pode ser um fator-chave na disseminação da doença entre a comunidade”, afirmam.

0

 

 

Últimas notícias