metropoles.com

Israel admite provável ligação entre vacina Pfizer e miocardite

País reconheceu imunizante como causa provável de 148 casos de inflamação no coração de pacientes imunizados com a fórmula

atualizado

Compartilhar notícia

Nicolas Economou/NurPhoto via Getty Images
vacina pfizer começa a vacinar os americanos na segunda dia 14
1 de 1 vacina pfizer começa a vacinar os americanos na segunda dia 14 - Foto: Nicolas Economou/NurPhoto via Getty Images

A vacina contra Covid-19 da Pfizer é a causa “provável” da inflamação do coração em um número muito pequeno de pessoas que receberam o imunizante, afirmou o Ministério da Saúde de Israel nesta quarta-feira (2/6). Um total de 275 casos foram identificados até agora em cerca de 5 milhões de pessoas que receberam a vacina da Pfizer em Israel.

A análise feita por médicos do país revelou que, entre dezembro de 2020 e maio de 2021, 148 desses casos de miocardite, o termo médico para classificar inchaço no coração, ocorreram logo após o paciente ter sido vacinado. Destes, 27 experimentaram a condição após a primeira dose e 121 após a segunda dose. Acredita-se que os 127 casos restantes tenham acontecido posteriormente, então a ligação com a vacina não está clara.

De acordo com os dados apresentados no estudo encomendado pelo Ministério da Saúde, a maioria dos pacientes que apresentaram o problema no coração não passaram mais do que quatro dias internados e 95% apresentaram sintomas leves.

Em nota, a Pfizer, fabricante da vacina, disse não ter observado uma taxa mais alta da doença durante seus testes clínicos do que seria esperado na população em geral e que não é possível estabelecer uma ligação entre a doença e a fórmula. A farmacêutica reforçou que reações adversas são constantemente revisadas com as autoridades sanitárias de Israel.

O Dr. Nachman Ash, coordenador de resposta à pandemia de Israel, disse ao DailyMail que: “A eficácia da vacina supera o risco.” Israel é um dos países com uma das mais bem sucedidas campanhas de vacinação contra Covid-19, tendo mais de 55% da população vacinada até o momento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?