Imagem inédita mostra infecção por coronavírus nas vias respiratórias

Fotografia foi feita pela Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e pretende fortalecer a importância das máscaras

atualizado 11/09/2020 17:03

coronavírus nas vias aéreasUNC School of Medicine/Reprodução

Uma imagem inédita de vários coronavírus nas vias respiratórias foi publicada no jornal científico New England Journal of Medicine. A fotografia microscópica feita pelo laboratório da Faculdade de Medicina da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, mostra os cílios da região e os vírus.

A imagem foi colorida por um dos estudantes da instituição. Os cílios (em azul) são abundantes nas vias aéreas e são responsáveis por transportar muco, vírus e qualquer micro-organismo que entre para o pulmão. O muco está em verde. Em vermelho, estão os coronavírus que foram reproduzidos por células hospedeiras infectadas.

O objetivo da divulgação da fotografia é mostrar a alta carga viral da infecção, e reforçar a necessidade do uso de máscaras, mesmo em pessoas que já tiveram a doença. São esses os micro-organismos que podem ser expelidos em espirros ou pela respiração, por exemplo.

coronavírus nas vias aéreas

Veja como o coronavírus ataca o corpo humano:

0

Últimas notícias