metropoles.com

Hormônios e saúde mental: saiba como um impacta o outro

Os níveis de hormônio no organismo têm relação direta com a sensação de bem-estar e saúde mental. Veja quais são os principais

atualizado

Compartilhar notícia

Malte Mueller/Getty Images
Ilustração de um cérebro com um curativo colocado por uma mulher - Metrópoles
1 de 1 Ilustração de um cérebro com um curativo colocado por uma mulher - Metrópoles - Foto: Malte Mueller/Getty Images

Nem sempre as dificuldades que surgem no dia a dia estão relacionadas somente ao bem-estar psicológico. Na verdade, a saúde mental está intimamente ligada às questões hormonais: de certa maneira, os hormônios contribuem para o equilíbrio da saúde como um todo. Por isso, quando os níveis estão alterados, isso pode impactar diversas áreas da vida, causando, inclusive, alguns transtornos.

Muitas vezes, essas alterações acontecem devido a uma determinada fase da vida, uso de medicamentos, anticoncepcionais ou ainda algumas doenças que influenciam na taxa hormonal, como o hipotireoidismo (caracterizado pela deficiência de hormônios da tireoide), entre outros fatores.

A baixa testosterona em nosso organismo, por exemplo, aumenta o risco de depressão, demência, falta de memória, reduz a massa muscular e massa óssea. Isso pode levar ao aumento de doenças metabólicas, obesidade, alterações de colesterol e doenças cardiovasculares”, a ginecologista e obstetra Priscila Pyrrho.

Confira a lista com os hormônios que mais impactam a saúde mental no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia