metropoles.com

Homem é diagnosticado com vermes “dançando” dentro do seu testículo

O caso clínico ocorreu na Índia. Rapaz foi diagnosticado com vermes causadores da elefantíase

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/New England Jornal of Medicine
Foto em preto e branco de um ultrassom do saco escrotal com vermes se movimentando
1 de 1 Foto em preto e branco de um ultrassom do saco escrotal com vermes se movimentando - Foto: Reprodução/New England Jornal of Medicine

Um indiano de 26 anos decidiu ir ao médico depois de sentir febre baixa e um inchaço incomum no seu testículo direito. Os profissionais de saúde detectaram uma situação inusitada no exame de ultrassom: foram registrados vermes em movimento agitado dentro do testículo.

Os médicos do hospital diagnosticaram o indiano com filariose linfática, doença popularmente conhecida como elefantíase. A doença tropical ocorre quando uma pessoa é picada por um mosquito infectado com uma espécie de lombriga microscópica.

Os parasitas se infiltraram no corpo e foram detectados no canal linfático dilatado – tubos finos que transportam fluidos e glóbulos brancos no escroto. O estudo de caso, relatado pelos médicos do Max Super Specialty Hospital de Nova Deli, foi publicado na revista New England Journal of Medicine.

Os vermes “entopem” a região, causando o inchaço. No caso do paciente indiano, o testículo ficou com a pele espessa, dura e rugosa. De acordo com o estudo, a agitação detectada é reconhecida como um sintoma da dança filarial, definida como “ondulações de vermes vivos que migraram para os canais linfáticos, causando dilatação e disfunção”.

Final feliz

Por sorte, os médicos descobriram cedo os infiltrados nos testículos do rapaz e conseguiram expulsá-los com a administração de um medicamento antiparasitário. Após três semanas de tratamento, os vermes desapareceram completamente.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?