metropoles.com

Homem apresenta fungo no cérebro após arranhão em queda de bicicleta

Norte-americano já passou por dez cirurgias cerebrais e continua lutando por sua saúde depois que tratamento inicial deu errado

atualizado

Compartilhar notícia

@astralgrandad/Instagram
Tyson Bottenus
1 de 1 Tyson Bottenus - Foto: @astralgrandad/Instagram

As férias de verão do americano Tyson Bottenus para a Costa Rica não acabaram como ele esperava. Depois de ralar o braço durante um passeio de bicicleta, o americano de 35 anos desenvolveu uma infecção no cérebro provocada por um fungo tropical extremamente raro.

Algumas semanas depois de um acidente de bicicleta, em 2018, Bottenus passou a sentir dores de cabeça frequentes e teve paralisia facial. Na tentativa de descobrir o que era, os médicos investigaram as possibilidades de câncer no cérebro, HIV, doença de Lyme, cisticercose, tuberculose, entre outras.

Imagens de ressonância magnética identificaram o fungo Cladophialophora bantiana no cérebro de Bottenus oito meses após a viagem. Ele aparecia como grandes manchas brancas, semelhantes a um mofo, espalhadas em regiões próximas às áreas vitais do cérebro.

0

Apenas 120 casos como este foram confirmados em todo o mundo desde a descoberta do fungo, em 1911.

O tratamento inicial foi feito com uma combinação de antifúngicos orais e dexametasona, um esteroide para controlar o inchaço e o acúmulo de líquido que causava as dores de cabeça. Novas imagens mostraram a diminuição significativa das manchas brancas em dois meses.

No entanto, em março de 2020, Tyson sofreu um derrame que o deixou com algumas sequelas. Ao voltar ao hospital, descobriu que sua pressão craniana se tornou 15 vezes maior do que a normal e que o remédio que ele tomava há quatro anos não ajudou a matar o fungo.

Desde então, o americano passou por dez cirurgias cerebrais e cinco punções lombares.  Em entrevista ao Buzzfeed, afirmou: “Meu futuro permanece obscuro, tão suave e escuro como o próprio fungo Cladophialophora bantiana”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações