metropoles.com

Halloween: cuidado com lentes coloridas de baixo custo

Material utilizado nos produtos pode levar a infecções por fungos e bactérias, além de causar irritações e alergias

atualizado

Compartilhar notícia

GETTY IMAGES
lente-de-contato-colorida-halloween
1 de 1 lente-de-contato-colorida-halloween - Foto: GETTY IMAGES

O Halloween, tradicional festa dos Estados Unidos, é um período em que as fantasias estão em alta. Além de roupas, adereços e maquiagem, as lentes de contato coloridas dão um toque especial às produções. Antes de utilizar o adereço, contudo, é preciso tomar cuidado com a procedência do produto.

Para não colocar em risco a saúde ocular, a primeira providência é estar ciente de que nem sempre o menor preço compensa. “O uso de lentes de contato sem procedência conhecida é um grande perigo”, reforça Gustavo Serra David, oftalmologista do Visão Hospital de Olhos. “Normalmente, o material das lentes de baixo custo favorece o acúmulo de proteínas, o que pode levar a infecções oportunistas ocasionadas por fungos, bactérias ou protozoários”.

O médico acrescenta que, em casos mais simples, a utilização das lentes pode ocasionar irritações e alergias, problemas de fácil detecção e tratamento. Todavia, as infeções oculares mais perigosas também podem ser provocadas por elas. “A ceratite, por exemplo, é uma inflamação da córnea que se não for tratada precocemente e de forma correta causa úlceras de córnea, levando à redução temporária ou até permanente da visão”, esclarece o oftalmologista.

Outro grande problema, de acordo com o médico, é que as pessoas que não têm o hábito de usar lentes não costumam seguir as orientações de manuseio do produto. “Indivíduos que utilizam lentes apenas em épocas festivas geralmente não foram orientados por oftalmologistas. Ou seja, eles não sabem, por exemplo, que não basta apenas higienizar as mãos, mas também é preciso usar soluções específicas de manuseio e armazenamento”, destaca Gustavo David.

Para arrasar na fantasia de Halloween sem causar problemas à visão, a dica é procurar orientação médica e adquirir produtos confiáveis. “Além disso, em caso de alterações oculares, como coceira, vermelhidão, lacrimejamento em excesso, é necessário ir a uma emergência oftalmológica. Usar colírios sem prescrição adequada pode agravar o problema”, alerta.

Compartilhar notícia