Hábito de tomar chá ajuda a ter vida mais longa, saudável e feliz

Duas pesquisas recentes feitas na China exaltam os poderes do chá para prevenir problemas cardiovasculares e evitar a depressão

iStock

atualizado 13/01/2020 13:03

Duas boas notícias para quem tem o bom hábito de tomar chás: eles podem contribuir para uma vida mais longa, saudável e feliz.

Uma pesquisa publicada no European Journal of Preventive Cardiology mostra que beber regularmente infusões pode prevenir doenças cardiovasculares.

Os dados vieram de um grande estudo sobre a saúde da população chinesa que está sendo feito desde 1998. O trabalho reúne informações de 100.902 pessoas e, para chegar às conclusões, foram cruzadas informações sobre o histórico médico dos pacientes com questionários sobre hábitos de vida.

Depois de sete anos de acompanhamento, pessoas que bebiam chás frequentemente (três ou mais vezes por semana) apresentaram 20% menos risco de desenvolver doenças cardíacas ou sofrer um derrame em comparação com aqueles que não estão habituados (tomam chá menos de três vezes por semana ou não tomam). Os que apreciam chás com regularidade também têm 22% menos chance de morrer por problemas cardiovasculares.

O segundo trabalho – que associa o consumo das ervas a uma vida mais feliz – está publicado no BMC Geriatrics e foi feito com 13 mil idosos chineses, com idades entre 65 e 79 anos. Os que bebiam chás – especialmente, os homens – relataram menos sintomas depressivos. Novos estudos precisam ser feitos para detectar que tipos de chás são mais adequados para combater a depressão, mas os autores estão tão convencidos do poder da bebida que defendem a promoção do hábito como uma política pública de saúde.

Os benefícios do consumo de chá se devem aos compostos bioativos nas folhas que têm potencial anti-inflamatório e antioxidante.

Últimas notícias